Foi no final dos anos 1980 que os franceses começaram a lipoaspirar uma pequena quantidade de gordura das suas pacientes, cuja face estava envelhecida, para injetar essa gordura no rosto delas numa tentativa de conseguir um rejuvenescimento natural: Uma espécie de “preenchimento
” como hoje é tão usada com substâncias como, por exemplo, o ácido hialurônico, que visa eliminar sulcos (como o famoso bigode chinês).
Naquela época acreditava-se que a gordura injetada formaria uma fibrose que às vezes era muito duradoura, outras não e conseguia-se algum resultado positivo.
Hoje a ciência sabe que o que acontece é que as células tronco que estão na gordura injetada estimulam o crescimento de adipócitos na região enxertada.
Por isso estão se desenvolvendo técnicas para separar da gordura lipoaspirada as células tronco e então injetá-las na face da paciente. Não há rejeição, porque são as células da própria pessoa e nem risco de formação de tumores, como haveria se fossem usadas células tronco embrionárias em vez das células tronco existent
es no tecido adiposo da gordura.
O procedimento levanta outras possibilidades: quando houver o pleno domínio dessas células tronco, casos de reconstrução facial (como o famoso transplante de face ocorrido há dois anos na França) ou de reconstrução das mamas após a cirurgia de câncer poderão ser resolvidos pela “criação” de um novo rosto e de uma nova mama através dessas células tronco, explica o cirurgião plástico Dr. Paulo Jatene.
Dr. Paulo Jatene já realizou mais de 20 mil cirurgias plásticas.
Está acostumado com a transformação que se dá nos pacientes depois que seu corpo é transformado pela cirurgia. Existe uma transformação – explica o cirurgião – interna. É o aumento da autoestima, uma alegria e uma satisfação que geram novos estados mentais e conferem ânimo e mais disposição para encarar os desafios do cotidiano.
Artigo escrito: Isabel Vasconcellos (escritora, jornalista, produtora e apresentadora de Rádio e TV)
site: http://www.isabelvasconcellos.com.br/
DR.Paulo Jatene
CRM. 32628
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro Titular da Sociedade Brasileira de L.A.S.E.R
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.