Um dos problemas mais comuns nos portadores do vírus da AIDS é o afundamento da região malar este problema praticamente denuncia ou caracteriza essas pessoas gerando problemas de fundo psicológico gerando grandes conflitos internos eles chegam a relatar-me que quando são olhados pelos outros se sentem come estivessem despidos e pensam “pronto descobriram que eu sou portador” isto é o relato de vários destes pacientes que eu atendo no meu dia a dia. Devido à doença ser uma doença consultiva isto: é ela consomem de maneira muito intensa as gorduras as proteínas dos doentes e o paciente vai definhando dia a dia vencido pelo catabolismo as gorduras de determinadas regiões do corpo vão sendo, absorvidas pelo organismo, dentre elas a gordura da região malar. A medicina estética preocupada com este problema vem a algum tempo tentando resolver este assunto e já foram feitas várias tentativas para corrigir isto: começou-se pelos enxertos de gordura na região retirava-se gordura preferencialmente da região de face interna do joelho e enxertava-se na região malar. Porém a gordura enxertada era mais absorvida pelo organismo destes pacientes do que em outras pessoas que não tinham o vírus.
Em aproximadamente três meses esta gordura praticamente desaparecia o que não acontece em pessoas normais, sadias onde a absorção é menor e o resultado é excelente. Então se tentou Restilane, Perlane, Fios de goretex e até mesmo Prótese de silicone. Todos estes produtos tiveram suas inconveniências na maioria delas absorção. E extrusão nos casos de fios de goretex e prótese de silicone estes dois últimos além de terem que ser colocados em procedimento cirurgico que requeria exames pré-operatórios e devidos a imunodeficiência destes pacientes, eles corriam risco maior de infecção, no pós-operatório e os custos eram mais altos, por tratar-se de procedimento cirurgico.
Foi então que chegamos ao polimetilmetacrilato o metacril como é popularmente conhecido e daí a nossa surpresa de como o produto foi bem aceito por estes pacientes não houve absorção e comportou-se como em pacientes normais não portadores do vírus. O polimetil metacrilato é um produto que foi descoberto na Alemanha em 1925 e são usados em medicina, desde 1935 e em medicina estética há 12 anos. O produto consiste em micro esferas de acrílico que são injetadas . Através de uma aplicação e estas esferas estimulam a formação de colágeno e também pelo seu volume, corrigem sulcos rugas profundas, e possui uma durabilidade em torno de um ano de resultado e é ótimo para o aumento de lábios, rugas ao redor da boca, bigode chinês e para a região malar. O produto não causa alergias e nem temos observado a mobilização deste produto, isto é, ele não muda do lugar, de onde é aplicado.
Esta é mais uma busca da medicina estética para o bem estar das pessoas e em relação a estes pacientes é mais uma contribuição da medicina, para que eles não se sintam discriminados pela sociedade em que vivem.
DR.Paulo Jatene
CRM. 32628
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro Titular da Sociedade Brasileira de L.A.S.E.R
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.