Hoje um dos maiores problemas e maiores temores por parte das pacientes de cirurgia plástica é o medo da anestesia. Isto é devido à divulgação na mídia de alguns famosos que tiveram problemas atribuídos a anestesia Durante o ato cirúrgico.

A população em geral em qualquer parte do mundo, hoje tem mais acesso aos atos médicos, com o passar do tempo as especialidades avançaram muito e os convênios médicos passaram a dominar a medicina de forma que hoje as pessoas vão muito mais ao médico hoje do que há vinte anos.   Por isto as especialidades evoluíram em busca das soluções para os problemas apresentados pela sociedade e o homem toma muito mais remédios em conseqüência deste avanço, assim como os atos cirúrgicos foram tornando-se mais rotineiros e seguros. Porém com tantos avanços as pessoas se perguntam? Como é que é tão avançada assim, esta medicina, se fulano passou mal foi internado em UTI etc., ou até mesmo morreu.

Como falamos anteriormente o problema está nos medicamentos que tomamos.

Outra especialidade que avançou muito nos últimos anos foi à anestesia e graças a ela é que os procedimentos tornaram-se seguros, menos dolorosos.

Reduziu-se o tempo de internação assim reduzindo-se os custos hospitalares. Porém estas drogas modernas em combinações com os medicamentos (Até mesmo medicamentos de uso diário como inocentes remédios de pingar no nariz) e drogas ou dependência química como (maconha, cocaína, crack, ecstasy, anabolizantes, álcool.) tornou-se um problema sério que passou a ser estudado melhor no nosso meio e chegou-se a conclusão que muitos dos “acidentes” que eram sem explicações ou sem motivos aparentes realmente, tinham um motivo, que era tão ”inocente” que não era relatado ao médico por parte destes pacientes e estes pacientes tomavam medicamentos tão corriqueiramente que não relatavam ao médico e daí começou a surgir, as complicações em decorrência deste fato hoje melhor compreendidas por nós médicos.

Os efeitos danosos destes medicamentos são vários o mais comum é a impregnação e sensibilização do músculo cardíaco que em combinação com medicamentos usados durante a anestesia provocam arritmias e parada cardíaca. Outras reações Alérgicas de difícil tratamento imediato, durante o ato anestésico.

Porém não se preocupe, para evitar isto é só relatar ao seu médico o que você está tomando ou tomou que o médico evitará fazer medicamentos que tenham interação com o que você toma.


DR.Paulo Jatene

CRM. 32628

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro Titular da Sociedade Brasileira de L.A.S.E.R

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.