Encarada atualmente não só como um modismo, a inclusão de próteses mamárias tem avançado em número de casos e facilidade de realização do procedimento.

Não é usada apenas para aumentar o tamanho dos seios, mas também para preencher as mamas que se tornaram flácidas, principalmente após a gestação ou emagrecimento rápido, dando-lhes volume e formato harmoniosos.

Também é utilizada para corrigir deformidades, como nos casos de reconstrução mamária pós mastectomia devido ao câncer de mama.

Não há dúvida de que o tamanho das mamas e seu volume é um fator importante na harmonia do contorno corporal, exacerbando a feminilidade e a sensualidade inerentes à mulher.

Há algum tempo, ocorreram várias críticas, e foi imputada à prótese mamária a ocorrência de uma série de alterações orgânicas, desde alergias até câncer de mama.

É lógico que nenhuma dessas especulações foi comprovada, e hoje sabemos que o material usado é testado, e existem trabalhos científicos comprovados que é de alta qualidade e inerte ao organismo (não agride o organismo).

A colocação é fácil, desde que seja executada por cirurgião capacitado. É segura, podendo ser efetuada em caráter ambulatorial, ou seja, a paciente submete-se à cirurgia e pode retornar para sua residência no mesmo dia.

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação, com anestesia peridural ou com anestesia geral, sendo que o tempo de cirurgia gira em torno de mais ou menos uma hora dependendo de cada caso.

A cicatriz cirúrgica é praticamente imperceptível, pois consiste em uma pequena incisão na prega do sulco inframamário (embaixo da mama), ou em volta da aréola ou na prega axilar.

A incisão na prega axilar é a opção menos utilizada porque a cicatriz tende a se tornar de má qualidade por se tratar de um local úmido e mais sujeito à proliferação de germes próprios da pele, o que pode complicar a cicatrização.

Após o retorno da paciente para sua residência são prescritos medicamentos analgésicos e antibióticos que promovem um maior conforto no pós operatório.

Os pontos são retirados em 10 dias e a volta às atividades normais pode ser em 10 dias também.

O resultado é imediato, sendo que muitas se referem que o maior benefício consiste em uma auto valorização, representando um grande passo para o retorno da auto-estima, pois sem sombra de dúvida, as mamas são o maior símbolo da feminilidade.

Deve-se verificar antes da cirurgia se o profissional que realizará o procedimento é capacitado, e se o mesmo será realizado em local apropriado e com equipamentos adequados.

Outro ponto importante é verificar a qualidade das próteses, pois existem vários tipos no mercado, e é claro que os preços variam de acordo com a procedência e a qualidade.

É importante discutir com o seu cirurgião para que não haja exagero no tamanho das próteses.

A colocação deve estar de acordo com seu tipo físico e seu contorno corporal para que a mesma não se torne grotesca, mas sim harmoniosa com o resto do corpo, ou seja, nada de exageros.


DR.Paulo Jatene

CRM. 32628

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro Titular da Sociedade Brasileira de L.A.S.E.R

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.