Você já deve ter ouvido falar em lipoaspiração e lipoescultura, mas qual a diferença entre essas duas técnicas? A lipoaspiração consiste em retirar a gordura localizada. Já a lipoescultura envolve dois procedimentos, em um primeiro momento o cirurgião aspira a gordura, depois ele usa parte do que foi aspirado, para preencher depressões do contorno corporal.
A lipoaspiração é hoje um dos métodos mais procurados por quem precisa dar uma "enxugada" rápida no visual. Ela retira gordura localizada de maneira rápida e eficiente. Pode ser realizada nos culotes, ventre, quadris, interior das coxas, interior de joelhos, braços, queixo duplo, entre outras regiões do corpo. A lipoaspiração é realizada sob anestesia local ou peridural e dura em média 1 hora. Como o corte é pequeno (menos de 1 cm), a cicatriz fica escondida numa prega natural, Após o procedimento, você fica na clínica por 1 dia e é liberado para voltar para casa. O período de pós-operatório exige repouso relativo durante 5 dias. Ou seja, a paciente pode trabalhar a partir do terceiro dia de recuperação. Após 30 dias já é possível retornar os exercícios físicos e em 1 mês você estará liberada para tomar sol. Além disso o uso de cinta elástica é recomendado durante 30 dias. Um tratamento complementar com drenagem linfática permite acelerar a recuperação e melhora o estado circulatório, diminuindo mos edemas.
Na lipoescultura, você pode retirar aquela "gordurinha" que incomoda nos culotes e recolocá-la no bumbum, por exemplo. Ou ainda, usar a gordura retirada para preencher os sulcos de expressão que se formam ao redor da boca, também conhecido como "bigode chinês". Não é uma maravilha poder harmonizar o corpo de acordo com sua própria vontade? O melhor dessa técnica é que a gordura enxertada é em grande parte absorvida pelo corpo. A absorção varia com o paciente, mas o procedimento pode ser repetido até chegar ao resultado ideal. É comum que a pessoa opte por fazer mais de uma lipoescultura, porque é uma maneira natural de modelar o corpo. O período pós-operatório exige repouso relativo durante 5 dias, o que quer dizer que a paciente pode trabalhar após o terceiro dia de recuperação. É preciso ter um cuidado muito especial com as áreas em foram feitos os enxertos, para evitar pressão e minimizar os efeitos da reabsorção. Após 30 dias já é possível retornar os exercícios físicos e em 1 mês você estará liberada para tomar sol. A cicatrizes são mínimas. Os cirurgiões plásticos costumam deixá-las em pregas cutâneas naturais do corpo.