Embora os seios grandes estejam na moda, as pessoas que sofrem de hipertrofia mamária(seios maiores que o normal) também não estão satisfeitas com sua aparência. Afinal sofrem com constantes problemas de coluna e, não raro, sentem-se constrangidas até em usar biquínis ou blusas justas que exponham esta parte do corpo. A Mamoplastia Redutora é a mais procurada pelas mulheres, contrariando a idéia de que apenas quem coloca prótese de silicone passa por uma cirurgia.
A intervenção pode ser realizada a partir dos 15 anos, quando o desenvolvimento já atingiu seu estado máximo. A cirurgia é simples e dura em média 2 horas. Entre as técnicas usadas para reduzir os seios está a chamada cirurgia do "T invertido". Está técnica envolve um corte em volta da aréola, um corte no sulco mamário e um outro que liga os 2 primeiros.
O resultado é uma cicatriz em forma de "T invertido". Outras 2 técnicas são as que deixam cicatrizes nos formatos de "L"e "I". Em todos os casos o cirurgião tomara todo cuidado para não deixar cicatrizes inúteis. Depois de um certo tempo, as cicatrizes ganham um aspecto de linha esbranquiçada, muito discreta. A permanência na clínica é de 8 a 24 horas. Os cuidados depois da cirurgia incluem um curativo no local durante 24 horas e o uso de um sutiã modelador durante 2 meses, que deve ser usado de dia e de noite. O retorno às atividades normais também é bem rápido. No dia seguinte à cirurgia você já pode tomar banho sozinha; 5 dias depois já é possível digitar no computador e após 10 dias já estará liberada para sair de casa. Os exercícios físicos serão liberados após 1 mês.